Silêncio
- Elizangela M. Ottonelli
- 6 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2018
Substantivo masculino.
estado de quem se cala ou se abstém de falar.
privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos etc.

Pode parecer estranho que o primeiro post de um blog seja sobre o silêncio, afinal de contas ninguém cria uma página na web a fim de se calar. Acontece que o silêncio é apenas aparência, e as aparências enganam.
Uma pessoa de poucas palavras não é, necessariamente, um indivíduo de mente quieta, pelo contrário. A ausência da fala pode ser sinal de que há um tremendo ruído interno, uma pausa exterior para refletir e concatenar ideias, ou simplesmente uma pausa dramática para dar maior ênfase ao que será dito a seguir. O fato é que o silêncio, se bem administrado, pode ser uma ferramenta poderosa.

Na música, por exemplo, são necessários três elementos para se compor uma peça: a melodia, a harmonia e o ritmo. O ritmo é composto pelo som e pelo silêncio, combinados de maneira a formar padrões sonoros.
"O ritmo é importante para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequência de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais, diferentes apenas pela variação do ritmo."¹
Nas artes plásticas e na arquitetura, o silêncio pode ser interpretado como a ausência de cor, detalhe ou matéria e pode ter várias funções: dar leveza, dramaticidade, realçar ou atenuar determinados elementos, dar ideia de segregação ou de unidade. Mas esse assunto merece uma publicação própria.
Apesar de sua importante aplicação, o silêncio precisa ser quebrado para que a arte aconteça e o pensamento evolua. Dito isso, deixo claro que essa página também terá suas pausas dramáticas, não por estratégias artísticas, mas para que seja algo agradável e fluido sem se tornar um compromisso maçante.

E para encerrar, um pequeno texto que fiz a partir de um projeto fotográfico com o tema "Silenzio" no "Cimitero Monumentale di Milano", em Milão na Itália, desenvolvido em 2013 por mim e minha amiga Karine Cordeiro, com orientação do professor e fotógrafo Marco Introini em uma disciplina cursada no Politecnico di Milano.
SILENZIO
Saí para fotografar o silêncio. Entrei em um dilema com as palavras. Estaria mesmo ali o silêncio? Ou seria o cheio? Cheio de esperança, lembrança, crença. Cheio de sentimentos, sensações. Cheio de dor e de amor. Cheio de paz. Escolhi mesmo o silêncio. Silêncio que leva à reflexão, que remete à paz. Silêncio de quem foi, deixando lembranças e dor no coração de quem ama. O silêncio que traz tantas sensações. Um silêncio cheio de significados.
__________________________________________________________________________________
¹SANTIAGO, Emerson. Ritmo musical. <https://www.infoescola.com/musica/ritmo-musical/>
Fotos: Acervo pessoal.
Parabéns!